6º ENCONTRO PRESENCIAL PNAIC
06 de julho de 2013
Iniciamos nosso encontro com a leitura Deleite realizada pelo professor Murilo, ele nos contou uma história que ouvia quando criança contada por uma senhora sua vizinha que adorava contar histórias e ele também conta a seus alunos, foi muito legal.
Chegamos a unidade 4, e para introduzir o assunto deixei na tela a seguinte mensagem:
Chegamos a unidade 4, e para introduzir o assunto deixei na tela a seguinte mensagem:
Pedi que cada professor falasse um pouco sobre o que lhe vem a cabeça quando lê esse pensamento de Carlos Drummont de Andrade. Saiu muita coisa bonita!
Dando sequência assistimos ao vídeo: Jogos e brincadeiras ao longo da história. o vídeo nos despertou o interesse a aqueles brinquedos e brincadeiras do nosso tempo de crianças que realmente estavam esquecidas.
Os professores socializaram as tarefas de casa e da escola, e como sempre esse momento é muito bom e a gente se deslumbra com as belezas dos colegas professores.
Realizaram a leitura compartilhada, cada grupo leu o texto 1 da unidade 4 de cada ano e da educação do campo e escolheram 10 palavras que representassem os temas discutidos, montaram cartazes e explicaram ao grande grupo o porquê da escolha das palavras, foi ótimo pois todos participaram ativamente das apresentações.
Em seguida pedi a cada grupo que fizessem um levantamento das brincadeiras que podem fazer parte do trabalho de sala de aula e construir objetivos didáticos para cada uma delas e planejar uma aula utilizando brincadeiras.
Realizaram a leitura do texto 2, fizeram uma síntese sobre os textos e apresentaram para o grande grupo as sínteses e comentaram suas conclusões.
Planejaram também uma aula com a utilização de jogos e indicarem como os estudantes seriam agrupados.Analisamos a matriz de matemática do PNAIC e para encerrarmos assistimos ao vídeo: Aprenda a brincar.
1.Desenvolver
aulas com base no planejamento elaborado e registrar como foram às aulas e
quais foram seus aspectos positivos e negativos;
2. Ler os
textos da seção “Compartilhando” e anotar questões a serem discutidas no próximo
encontro;
3. Ler texto
3 do caderno do PNAIC e fazer uma síntese sobre o assunto e registrar na folha
de atividades.
4. Analisar
os quadros direitos de aprendizagem de matemática e fazer uma comparação da
matriz do PNAIC com a do CEALE.
5. Identificar
no livro didático de matemática atividades que explorem a ludicidade;
relacionar com os direitos de aprendizagem e analisar se as atividades
contribuem para aprendizagem relativas ao componente curricular de língua portuguesa
também e quais esses componentes.
C
Nenhum comentário:
Postar um comentário