sexta-feira, 19 de julho de 2013

RELATÓRIO - 1º ENCONTRO

1º ENCONTRO PRESENCIAL DO PNAIC
23 DE FEVEREIRO DE 2013
Iniciamos  encontro nosso com a apresentação do vídeo “Tecendo a manhã” onde nos levou a concluir que somos uma equipe e que dependemos um dos outros para que juntos possamos alcançar nossos objetivos pedagógicos. Prosseguimos com a apresentação de um slide do que é o PNAIC e alguns esclarecimentos.
Conversamos sobre a importância da Leitura Deleite e aproveitando o momento realizamos a leitura do livro " O dia em que Kleto achou dinheiro, de Rubens Balestro.

Os professores organizaram-se em grupos de acordo com a série em que estão atuando para leitura do texto 1 do caderno do PNAIC sobre Currículo no Ciclo de Alfabetização. Seguimos com a socialização das ideias, experiências e dúvidas em relação ao PACTO. Discutimos sobre a importância do Currículo Nacional. Encerramos o nosso primeiro momento com uma dinâmica sobre o perfil de cada professor em seguida demos uma pausa para o almoço, e ao retomarmos, iniciei com a Leitura Deleite:  Poema RESOLUÇÃO Pedro Bandeira.
E seguida foi realizada a leitura em grupo do 2º texto da unidade 1 do caderno do PNAIC.
Fizemos uma leitura colaborativa do texto: Direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização e analisamos cada um dos direitos onde intensificamos a questão do que deve ser introduzido, aprofundado e consolidado em cada fase do estudo da criança. Analisamos e comparamos também os quadros dos direitos de aprendizagem (CEALE, Pró-Letramento e PNAIC).
Conversamos sobre a avaliação diagnóstica  a tabulação dos dados e o preenchimento da ficha individual de cada aluno e em seguida o perfil da turma.
Para encerrar nosso encontro assistimos ao programa: Leitura e produção de textos na alfabetização. E o vídeo motivacional: Educar o Olhar (Rubens Alves).
Acredito que esse nosso encontro foi um começo de um longo caminho que vamos percorrer juntos.
Montagem de uma pasta:
1) Selecionar duas atividades do livro didático relacionadas  aos quadros de direitos de aprendizagem (em grupo ou individual);
2) Preencher o quadro de acompanhamento do aluno e do perfil da turma.
3) Aplicar a Prova Diagnostica e preencher o Gráfico de Resultado.
4)Leitura dos textos sobre avaliação(apostila).
5) Trazer alguma atividade aplicada em sala durante o mês, que teve resultados significativo para socialização com o grupo.
6) Sugestões de livros e textos para leitura de leite utilizados em sala de aula durante o mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário