4º ENCONTRO PRESENCIAL
DO PNAIC
25 de maio de 2013
Levei para abertura desse nosso encontro um vídeo motivacional: Caminhar, ao termino refletimos sobre a mensagem que nos foi passada.
Esclareci novamente aos professores a forma de avaliação do curso PNAIC.
Esclareci novamente aos professores a forma de avaliação do curso PNAIC.
Como de costume reservamos um momento para a socialização das atividades de casa: ditado das palavras com mesmo campo semântico, atividades que aplicou em sala
de aula e que obteve resultados positivos, momento esse descontraído e de muito valor pois essa troca de experiências é ótima todos participam e gostam muito.
Nossa Leitura deleite foi realizada pela professora Rosimar que escolheu um livro do acervo do 2º ano das obras complementares do PNLD: Matar Sapo Da Azar, momento descontraído e prazeroso.
Em seguida houve a sequência de slide com um resumo sobre Planejamento e Rotina, pois diante de alguns problemas que surgiram em nosso encontro anterior achei melhor retomar um pouco mais o conteúdo para um melhor entendimento, retomamos também o conteúdo sobre consciência fonológica.
Dando sequência pedi aos professores que fizessem a leitura do texto 1 da unidade 3 de cada ano dos cadernos do PNAIC,em seguida cada grupo apresentou sua sínteses e fizeram seus comentários sobre o assunto. Como complemento apresentei-lhes slides com o resumo dos textos 1 da unidade 3 de cada ano.Apresentei-lhes também o vídeo: Alfabetização por nomes próprios (parte 1 e 2) e comentamos sobre o mesmo.
Leitura Deleite: HaiCais do Menino Maluquinho, de Ziraldo
Atividade prática: Distribui livros (literatura infantil) obras complementares
do PNLD, para lerem e montarem uma atividade. Escolher um eixo e uma capacidade
de acordo com o livro que pegarem. Em seguida socialização das
atividades.
Apresentação do Vídeo sobre
alfabetização: apropriação do sistema alfabético (parte1, 2 e 3).
O encontro proporcionou momentos de estudo, reflexão e muito conhecimento compartilhado, que certamente será muito importante para atingirmos o objetivo do Programa: Alfabetizar todas as crianças até os 8 anos de idade. Os professores envolvidos são muito dedicados e conscientes da responsabilidade de sua função nesse processo.
-Atividade da folha sobre rotina e elaborar sua própria rotina de acordo
com sua sala de aula.
-Ficha de
acompanhamento da aprendizagem das crianças (Caderno 1 -Livro 1).Todos os eixos
.
-Aplicar as atividades sugeridas nos cadernos em sala de aula, fazer relatório
de como foi a aplicação.Trazer resultados para socializar no próximo encontro.
-Elaborar
duas atividades de cada eixo de português para montagem de banco de questões.
OBS: Guardar
lista de palavras do ditado para aplicar no outro bimestre.
BOM TRABALHO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário