sexta-feira, 26 de julho de 2013

RELATÓRIO - 5º ENCONTRO

 5º ENCONTRO PRESENCIAL DO PNAIC
22 de junho de 2013.
Nesse encontro todos estávamos muito empolgados com a chegada dos materiais do PNAIC, pois até o presente momento estávamos trabalhando com cópias dos cadernos. Os professores gostaram muito do material que receberam.
 
Após a distribuição do material realizamos nossa Leitura deleite onde levei um livro do acervo das obras complementares do PNLD do 3º ano: "Um Sapo dentro do saco, de Marcos Mairton da Silva.
 Depois da leitura discutimos sobre vários conteúdos que o livro aborda, percebi que os professores estão muito interessados e participativos, todos os livros que lemos sempre um ou outro professor fala sobre como poderia trabalhar com ele em sala ou que o livro vai contribuir em suas aulas, isso é muito gratificante pois percebo que o curso já esta dando bons frutos e tenho certeza que vai continuar dando.
Como de costume cada professor socializou alguma atividade que foi desenvolvida em sala de aula, atividade essa que é relatada por escrito por cada professor através de um relatório e colocado em suas pastas. A cada encontro os professores me surpreendem cada vez mais pois levam coisas belíssimas feitas com muito carinho tanto pelos professores como pelos alunos que como os próprios professores me relataram, seus alunos estão muito empolgados.
Os professores se organizaram em pequenos grupos para a realização da leitura dos textos 2 e 3 dos cadernos do PNAIC  da unidade 3 e pedi para cada grupo fazer um esquema do texto e socializar para o grande grupo.
Logo em seguida coloquei o vídeo: “Alfabetização: apropriação do Sistema de Escrita Alfabética” (Disponível em: <http://www.ufpe.br/ceel/ceel videos.html>) e discutimos com sobre as situações didáticas apresentadas.
Após todos comentários, demos pausa para o almoço e ao retornarmos, iniciei com a Leitura Deleite: “O menino que aprendeu a ver”, de Ruth Rocha.

Analisamos os livros didáticos que cada turma utiliza e em seguida cada grupo de professores desenvolveram as seguintes atividades: 1º e 2º anos: planejar uma aula inspirada na experiência relatada na seção ”Compartilhando”, utilizando o livro didático.
3º ano: planejar uma aula com uma sequência de atividades para trabalhar regularidades ortográficas, utilizando o livro didático.
E encerrando nosso encontro assistimos ao vídeo: Ortografia na sala de aula (Disponível em: <www.ufpe.br/ ceel>) com o objetivo de registrar as principais discussões apresentadas pelos especialistas. Discutimos também os aspectos registrados durante a exibição do vídeo.

TAREFA (de casa e escola)

- Retomar o quadro de “Acompanhamento de aprendizagem” de sua turma em relação à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e analisá-lo com base nas seguintes questões: o que os alunos já sabem sobre a escrita? O que eles ainda precisam aprender sobre a escrita?
- Desenvolver a aula planejada na unidade 3, fazendo os ajustes necessários com base no quadro de “Acompanhamento de aprendizagem”, acrescentar na aula o uso de alguma atividade de outro livro de apoio ou com jogos e relatar como foi.
- Escolher uma obra dos acervos das obras complementares e planejar uma sequência de atividades, desenvolver a sequência a fim de discutir no próximo encontro.


 BOM TRABALHO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário